Não sei quem fez esta montagem dos supostos 20 melhores filmes russos de sempre. Também não importa. Listas deste género são sempre subjectivas e passíveis de discussão. Daí a sua relevância: dar a conhecer, porventura, títulos essenciais da riquíssima cinematografia russa. Desta listagem, em particular, não há grandes surpresas, e até os três primeiros lugares são previsíveis e justos. Mas há filmes que não conheço nem nunca vi, pelo que este tipo de lista tem sempre essa vertente pedagógica.
Só há um lapso que me parece incompreensível: na 11º posição encontra-se o filme "Dersu Uzala" de... Akira Kurosawa! É certo que o filme aborda um explorador russo na Sibéria, mas o seu realizador é japonês. Critérios selectivos algo confusos...
4 comentários:
Sei que o DERSU UZALA foi, pelo menos, co-produzido pela URSS.
Se um (ou o) dos critérios desta lista for esse, pode estar explicado.
Cumps cinéfilos.
Sim, o filme é produzido pela URSS, e sempre tive o conhecimento de ser um filme russo!
Quem fez isto não deve conhecer Sokurov. E o Stalker é melhor que o Solaris, e o Offret devia estar aí, e....
Mas como disseste, são sempre subjectivas ;)
Estas listas têm sempre a sua piada e sempre servem para comparar gostos e reparar nalguns "atentados". Criminoso, criminoso, é deixar de fora, pelo menos, «Ivan Grozni» de Eisenstein e "Zemlia» de Dovjenko. Mas alguns dos filmes que constam da lista são, efectivamente, muito bons... P.S. E, já agora, parabéns pelo aniversário do blog!
Enviar um comentário