terça-feira, 16 de novembro de 2010

Harpo fala!


Ficou famoso graças ao seu papel de mudo (nunca se ouviu a sua voz em todos os filmes em que participou!), com a sua característica peruca aos caracóis, a cartola, a sua buzina de automóvel e a sua gabardina com os bolsos sempre cheios de objectos improváveis.
Era um mestre da arte da patomima, um personagem que não falava, mas que comunicava com assobios e gestos expressivos e, sobretudo, a tocar maravilhosamente a sua harpa. Daí o nome: Harpo Marx, porventura o segundo irmão dos Marx mais famoso e reconhecido, logo atrás do insuperável Groucho.
Participou em todos os filmes de sucesso dos Irmãos Marx (anos 30 e 40), ajudando à construção de um humor absurdo e corrosivo que ficaria como marca inconfudível.
Em 1961, três anos antes de morrer, Harpo Marx editou um livro de memórias sugestivamente intitulado "Harpo Speaks!", que nunca viu edição nacional. Neste livro, Harpo conta inúmeras histórias sobre a sua longa e brilhante carreira, como o facto de muitos fãs julgarem que era mesmo mudo ou o modo como geriu a competição artística com os seus irmãos.
"Se há algo característico em mim, é a única coisa que o público não conhece: a minha voz. No entanto, falo com o sotaque da rua 93 Este de Nova Iorque", dizia.
Acaba de ser reeditada no mercado espanhol esta autobiografia - "Harpo Habla!".
Resumindo, como fã dos Irmãos Marx e coleccionador de livros de Groucho Marx, eis um título a adquirir numa futura ida a Espanha.

3 comentários:

Beatrix Kiddo disse...

os irmãos Marx são muito apreciados por mim

tal como o teu blog: http://tenhoestadoalerwhitman.blogspot.com/2010/11/premio-muchas-gracias-al-blog-amigable.html

Muchas gracias

Anagrama Orgânico disse...

Em oposição às personagens no ecrã (tal como a inibição do Groucho na realidade), o "estúpido" dos irmãos era na realidade o Chico e não o Harpo. :)

Alex Saba disse...

Existe uma edição brasileira com tradução muito boa. Não lembro a editora.