segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A angústia do guarda-redes


No momento em que ontem Hulk marcava o penalty no jogo FC Porto x Benfica, veio-me à memória um livro cujo título tudo tinha a ver com aquele momento. Refiro-me ao livro “A Angústia do Guarda-Redes Antes do Penalty”, do escritor austríaco Peter Handke (na imagem). Livro que foi adaptado ao cinema pelo alemão Wim Wenders, que nunca tive a oportunidade de ver (apesar de grande admirador do cinema de Wenders).
Mas o livro conheço-o bem. Li-o há mais de dez anos, numa edição de 1987 da Relógio d’Água (imagem em baixo).
Na altura recordo-me que esta obra partia do universo do futebol para fazer um retrato da sociedade moderna. Ou seja, o futebol como metáfora da vida: o sucesso e o fracasso, o sofrimento e a alegria, a vitória e a derrota, a frustração e a excitação, a angústia e a ansiedade. Emoções que dominam o desporto-rei, tal como dominam a vida.
Peter Handke conta no seu livro - num escrita extremamente escorreita e quase visual - a história de Joseph Bloch, um canalizador que fora em tempos um guarda-redes de uma conhecida equipa de futebol. Um dia, sem nada o fazer prever, é despedido. Bloch começa então a deambular pela cidade, a frequentar hotéis decadentes e a conhecer personagens tão perdidas e solitárias quanto ele. Num dia, e sem motivo aparente, assassina uma amante ocasional e entrega-se à vida errante num mundo sem sentido.
“A Angustia do Guarda-Redes Antes do Penalty” reflecte sobre um mundo onde essa mesma angústia grassa a todo o momento e se infiltra no meio de nós. Uma angústia existencial que transforma a realidade numa coisa baça e desprovida de sentido.
No fundo, a angústia causada pelo penalty (valha a verdade, tanto para o guarda-redes como para o futebolista rematador) não passa de uma metáfora da realidade quotidiana, um espelho de duas faces no qual todos nos vemos reflectidos. Ou seja, todos nós podemos ser, a dada altura da vida, Joseph Bloch.

4 comentários:

Cid Brasil disse...

Tu curtes futebol demasiado?
Abraços.

Unknown disse...

Curto futebol moderadamente.

Beatrix Kiddo disse...

tb gosto do wenders. eu soube de alguns golos no concerto do Rui Veloso pq as pessoas à minha frente recebiam mensagens e mostravam à pessoa do lado :)

analima disse...

Também tenho essa edição com a capa feita com uma imagem do filme de Wim Wenders. "Mas o que é que acontece se o jogador que vai marcar o penalty seguir o pensamento do guarda-redes e acabar por decidir atirar para o canto para o qual costumava atirar? E assim por diante, e assim por diante." Nunca mais pude ver a marcação de um penalty sem me lembrar deste livro. :)