quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Woody e Armstrong


Mais cedo ou mais tarde, o realizador-músico-de-jazz Woody Allen teria de fazer um filme que não tivesse, tão-somente, música jazz como banda sonora. Há já dois anos, o realizador de nova-iorquino anunciou – e meio mundo registou – que tinha como plano futuro realizar um filme sobre a vida e obra de Louis Armstrong (1901 – 1970).
Apaixonado pelo jazz de Nova Orleães desde miúdo, Woody Allen sempre nutriu um carinho muito especial pelo trompetista e cantor Armstrong. Muitos textos humorísticos de Allen mencionam essa figura mitológica do jazz, assim como alguns filmes seus têm como banda sonora a música do autor de “What a Wonderful World”.
Desde que a notícia veio a lume, circularam apostas sobre que actor poderia vir a desempenhar tão exigente interpretação. Encarnar Louis Armstrong não será pêra doce. Seja quem for (todos menos o Will Smith, por favor!), terá de se esforçar para igualar a excelente interpretação do actor Forest Whitaker quando interpretou outro gigante do jazz, Charlie Parker, no filme “Bird” (1988) de Clint Eastwood (outro realizador apaixonado por jazz).
A questão é que já se passaram dois anos desde que esta notícia foi revelada, e Woody Allen ainda não quis - ou conseguiu - concretizar este ambicioso projecto. Será para 2011?...

Sem comentários: