sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Um desenho e uma pintura da criança Tarkovski

Andrei Tarkovski foi um prodigioso cineasta e artista. Talvez o maior artista russo da segunda metade do século XX. A sua visão artística foi aplicada essencialmente ao cinema, mas é sabido que a sua primeira paixão foi a pintura, depois a literatura, a poesia (o pai era poeta) e a arte em geral.
Em muitos dos seus filmes surgem referências directas a grandes obras da pintura mundial, que constituem matéria fundamental para compreender a essência do seu cinema e a interligação com o argumento ou os personagens. Isto para dizer que encontrei um desenho e uma pintura de Tarkovski feitos ainda na infância/juventude.
"War" é um desenho feito com apenas 11 anos e retrata claramente o período conturbado da Segunda Guerra Mundial, vivido pela criança Andrei na Rússia. Gostaria de acreditar que este singelo desenho poderá ter tido influência na construção dramática do seu último filme, "Sacrifício" (1986), no qual o mundo é confrontado com uma guerra atómica global que destruirá o planeta. Mera especulação?
"Sister", por seu lado, é uma singela mas interessante pintura (concebida com 15 anos) de tons impressionistas que retrata a irmã do realizador, Marina Tarkovskaya. Uma pintura mais consistente e expressiva, que revela uma mais elaborada consciência artística, de alguém que construiu um universo estético muito singular ao longo da sua curta mas intensa carreira.

"War" (1943)

"Sister" (1947)

1 comentário:

Anagrama Orgânico disse...

Olá Victor, sei que já tinhas falado no Bright, Bright Day do Tarkosvky, mas eu arranjei o Instant Light, também é interessante, dá uma olhada na última entrada do meu blog. Abraço!