domingo, 25 de janeiro de 2009

Coraline


Estreia daqui a menos de um mês (mais propriamente a 19 de Fevereiro) o muito aguardado filme de animação "Coraline", a nova fantasia de Henry Selick, realizador do aclamado "O Estranho Mundo de Jack". A adaptação e tradução portuguesa está a cargo do Nuno Markl, que teve uma recente experiência bem sucedida com o filme "Bee Movie - A História de Uma Abelha". Segundo conta no seu blogue, Nuno Markl refere que "Coraline" é uma obra-prima e que o processo de tradução e dobragem está num bom ritmo. Não duvido. A história do filme é simples mas cheia de potencialidades dramáticas: uma menina descobre um dia uma porta secreta no seu quarto que dá acesso, através de um túnel, a um mundo desconhecido... a ideia não é propriamente original, mas a técnica de animação "stop motion" com a ajuda da tecnologia digital e a imaginação visual fértil de Selick, farão deste "Coraline" um novo marco dentro do género.
A música original é do francês Bruno Coulais e dos sempre irresistíveis They Might Be Giants. E vale muito a pena explorar o magnífico site oficial do filme, uma prodigiosa maravilha visual e interactiva onde se descobrem coisas fascinantes sobre a concepção do filme. Site
Já vi o trailer no cinema e fiquei deslumbrado com a qualidade visual do filme, que não é visível no trailer da internet:

Sem comentários: