segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Nada de vulgaridades


Um dos grandes cronistas da imprensa nacional é, quanto a mim, Pedro Mexia. Actualmente subdirector da Cinemateca, blogger, crítico literário e cronista em vários jornais e revistas, Pedro Mexia é dono de uma notável argúcia e de uma perspicaz visão crítica da realidade social e cultural do nosso país. Disserta sobre assuntos díspares (pode ser um filme, um livro ou uma lingerie sexy, um assunto erudito ou mundano) sempre com a mesma veia acutilante e irónica. E a crónica não é o género de escrita mais fácil. Para Mexia, a escrita jorra abundantemente e sem declínio aparente. É um prazer lê-lo.
"Primeira Pessoa" e "Prova de Vida", anteriores livros de crónicas de Pedro Mexia, já tinham sido excelentes leituras. O novo volume, "Nada de Melancolia", segue as pisadas de prosador notável que já lhe conhecemos. O livro, prefaciado por outros inigualável cronista e escritor nacional, Miguel Esteves Cardoso, reúne as crónicas que foram originalmente publicadas na revista NS (Diário de Notícias e Jornal de Notícias) entre Janeiro de 2006 e Abril de 2007. Imperdível.

2 comentários:

Stalker disse...

Eu creio que ele está em fase de acabar com o blogue.
Uma vez entrei em contacto com o PM, sobre a possibilidade de participar numas sessões dedicadas a Tarkovsky. Foi um tipo porreiro, nem me respondeu. :-)

Unknown disse...

Pois, é bem capaz do PM não ter tempo disponível para as suas actividades de crítico literário, subdirector da Cinemateca e blogue. Contactei-o duas vezes: uma vez respondeu-me, outra, não...