Ainda há dias ouvia na rádio o entusiasmo do Nuno Markl pelo filme “Gomorra”, afirmando mesmo que se tratava de um filme com potencial para ganhar o Óscar para melhor filme estrangeiro. A crítica especializada tem dito isto mesmo há algum tempo a esta parte. Eis quando, contra todas as expectativas, o filme de Matteo Garrone acaba de ser excluído da lista de películas candidatas ao Óscar de melhor filme em língua estrangeira! Pelo menos a Academia de Artes e Ciências de Hollywood teve o bom senso de incluir o filme francês “A Turma” de Laurent Cantet e “Valsa com Bashir” do israelita Ari Folman. Mas atenção: não é seguro que sejam candidatos efectivos e definitivos, uma vez que esta é apenas uma pré-lista de títulos concorrentes…
5 comentários:
Péssima decisão, é um grande filme...
Mais uma vez o politicamente correcto da Academia. Deixar de fora um grande filme como este. Enfim...
Respeito as decisões da Academia, mas sinceramente já não me deixo influenciar muito por elas. P. ex., o ano passado apanhei uma decepção com algumas nomeações para melhor filme, principalmente depois de ver filmes como Into the Wild e In the Valley of Elah. O Juno, quanto a mim, teve uma nomeação exagerada para melhor filme...
Gomorra tem sido altamente reconhecido pela crítica mundial. Vejo esta exclusão com alguma surpresa, apesar de não ter visto ainda o filme.
Outro...comprei o livro, vi o filme. Esperava mais...
Enviar um comentário