No genial filme “The Shining” do genial Stanley Kubrick, a loucura apodera-se de Jack Torrance (Jack Nicholson) enquanto tenta arranjar inspiração para escrever o seu livro no isolado Overlook Hotel. O estado mental de Torrance sofre alucinações progressivas e a espiral de violência psicológica adensa-se perigosamente junto do resto da família. Numa determinada sequência do filme, a mulher de Jack Torrance, Wendy (Shelley Duvall), descobre, horrorizada, que o marido tinha passado dias a escrever, obsessivamente, a mesma frase na máquina de escrever: “All Work and no Play Makes Jack a Dull Boy” (tradução livre – “muito trabalho e pouco divertimento torna Jack um rapaz deprimido”). Começa nesta cena, aparentemente banal e inconsequente, a descida aos infernos encenada por Kubrick de forma absolutamente terrorífica.
Jack Torrance escreveu dezenas de páginas com a mesma frase, apenas disposta na folha branca de formas diferentes, jogando com o efeito visual das palavras. O filme de Kubrick foi baseado no livro de Stephen King, e nesta obra do mestre do terror contemporâneo, a personagem de Jack Torrance nunca concluiu o livro. Por isso, um jovem artista e escritor inglês, chamado Phil Buehler, fã de King e de Kubrick, resolveu assumir o papel de Jack Torrance e “escrever” o livro que o personagem do livro e do filme nunca editou. Ou seja, Phil Buehler escreveu um livro com 80 páginas inspirando-se no que Jack Torrance fazia no filme: apenas com a frase "All Work and No Play Makes Jack a Dull Boy", Buehler contruiu múltiplas formas visuais (geométricas, abstractas...), como se incarnasse o verdadeiro espírito atormentado de Torrance. Neste link pode-se ver as primeiras 15 páginas do livro (as páginas são visionadas carregando com o rato). Resumindo: um livro real de um escritor de ficção.
9 comentários:
Desconhecia por completo esta notícia mas parece-me muito interessante, ou pelo menos diferente.
Mas acaba por ser uma excelente homenagem a uma excelente obra prima.
Isso, bela homenagem e boa prenda para um fã do filme. É livro para custar quanto?
Edição Softcover - $8.95
Edição Hardcover - $22.95
é o meu filme de terror preferido. a notícia é curiosa, vou espreitar
eu vi o iluminado no ano passado e é maravilhoso. comprei um livro do stephen king, zona morta, mas ainda não li. aqui passamos agora a ter calor. andou frio para verão por aqui. beijos, pedrita
Devo dizer que como um leitor de Stephen King eu raramente gosto de algum filme baseado em sua Obra. O problema é que nunca consigo separar a obra do autor com a ' modificação para cinema '. Entretanto O iluminado - obra magnífica da literatura - foi muito bem produzido e dirigido. Eu fui assistir o filme somente hoje. Além da história, da brilhante atuação de Jack Nicholson - devo acrescentar que chega a ser hilário as caras de psicopata dele - o contraste da coloração dos corredores foi de chamar a atenção. Foi tudo muito bem feito, e passo a votar como o melhor filme do gênero. Engraçado como os tempos vão passando e o passado parece melhor representar as grandes obras, como se o tempo tivesse parado. Bom, tirando meu comentário sobre o filme, eu achei extremamente interessante a ideia de Phil Buehler. Alguém sabe se há alguma loja no Brasil que vende esse livro?
existe algum filme semelhante a este no sentido de um indivíduo escrever uma história todos os dias em uma maquina de datilografia. eu o assistir e quero muito assistir de novo mas não sei o nome
"Secret Window" (Janela Secreta, em português), lançado em 2004. É um suspense psicológico baseado em uma novela de Stephen King chamada "Secret Window, Secret Garden".
"Secret Window" (Janela Secreta, em português), lançado em 2004. É um suspense psicológico baseado em uma novela de Stephen King chamada "Secret Window, Secret Garden".
Enviar um comentário