quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Grandes Filmes Frustrados - 1: Orson Welles e Batman


A HISTÓRIA: Em 1946 Orson Welles tentou realizar uma versão de "Batman", uma personagem que tinha nascido em 1939. O realizador de "Citizen Kane" era obcecado com a história deste super-herói e queria ser o primeiro a adaptá-la para o grande ecrã (uma década antes de Tim Burton nascer). Para cumprir os seus objectivos, Orson escreveu um guião e contactou com alguns grandes actores da época de ouro de Hollywood para integrar o elenco: George Raft, James Cagney, Basil Rathbone e Marlene Dietrich na pele de Catwoman. Welles queria um Batman negro, denso e violento.
A primeira contrariedade veio do estúdio: impingiu a Welles o actor Gregory Peck para fazer de Bruce Wayne/Batman. Welles finalmente cedeu e ainda filmou algumas cenas com Peck vestido com o traje de Batman. O estúdio não gostou do resultado dessas filmagens, reduziu o orçamento e o projecto acabou por ser cancelado.
OS FACTOS: Historicamente, sabe-se que Welles gostava do lado negro de Batman, mas nunca tentou adaptá-la ao cinema. A ideia de que Orson Welles queria adaptar este herói de BD é um boato lançado em 2003 pelo autor de "artist novel" Mark Millar num jornal (Comic Book Resources). Rapidamente o boato se espallhou pela net e especulações várias surgiram. Até um falso trailer feito por um fã foi publicado no YouTube (em baixo).
Seja com for, é difícil de imaginar quão brutal e negra poderia ser a visão de Batman por parte do autor de "Touch of Evil"...


2 comentários:

Álvaro Martins disse...

Sem dúvida Victor, só de imaginar ;)

DiogoF. disse...

Gostava de saber como seria, sim