domingo, 21 de novembro de 2010

Top 20 melhores filmes russos

Não sei quem fez esta montagem dos supostos 20 melhores filmes russos de sempre. Também não importa. Listas deste género são sempre subjectivas e passíveis de discussão. Daí a sua relevância: dar a conhecer, porventura, títulos essenciais da riquíssima cinematografia russa. Desta listagem, em particular, não há grandes surpresas, e até os três primeiros lugares são previsíveis e justos. Mas há filmes que não conheço nem nunca vi, pelo que este tipo de lista tem sempre essa vertente pedagógica.
Só há um lapso que me parece incompreensível: na 11º posição encontra-se o filme "Dersu Uzala" de... Akira Kurosawa! É certo que o filme aborda um explorador russo na Sibéria, mas o seu realizador é japonês. Critérios selectivos algo confusos...

4 comentários:

Sam disse...

Sei que o DERSU UZALA foi, pelo menos, co-produzido pela URSS.

Se um (ou o) dos critérios desta lista for esse, pode estar explicado.

Cumps cinéfilos.

Unknown disse...

Sim, o filme é produzido pela URSS, e sempre tive o conhecimento de ser um filme russo!

Álvaro Martins disse...

Quem fez isto não deve conhecer Sokurov. E o Stalker é melhor que o Solaris, e o Offret devia estar aí, e....

Mas como disseste, são sempre subjectivas ;)

Rui Gonçalves disse...

Estas listas têm sempre a sua piada e sempre servem para comparar gostos e reparar nalguns "atentados". Criminoso, criminoso, é deixar de fora, pelo menos, «Ivan Grozni» de Eisenstein e "Zemlia» de Dovjenko. Mas alguns dos filmes que constam da lista são, efectivamente, muito bons... P.S. E, já agora, parabéns pelo aniversário do blog!