terça-feira, 5 de abril de 2011

Genealogia de Fotogramas #2

A organização do Simpósio Nacional "Suicídio 2011: Conhecer Para Prevenir", da Sociedade de Suicidologia Portuguesa, a decorrer na Guarda nos dias 8 e 9 de Abril, convidou-me para proferir uma comunicação sobre o sugestivo tema "Suicídio no Cinema".

De uma pré-selecção de 50 títulos iniciais, escolhi 30 filmes que, directa ou indirectamente, abordam a temática do suicídio, sob diferentes ângulos e perspectivas, no argumento de cada um dos filmes.

Os critérios de selecção tiveram a ver com a qualidade dos filmes, a pertinência do tema abordado e a relevância que desempenha na história (mais tarde indicarei quais os filmes analisados).

Para já, deixo apenas um belíssimo e raro exemplo: no brilhante filme de animação, "Mary & Max" (2009), há uma das mais comoventes sequências de suicídio (na forma tentada) do cinema dos últimos anos: Mary, alcoólica, solitária e desesperada, procura o suicídio com a ingestão de comprimidos, enforcando-se, ao som da canção "Que Sera, Sera". No entanto, desiste no último minuto porque teve uma visão redentora da natureza humana e das suas emoções. Uma grande lição de cinema.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia espectacular tópico , apreciei muito, secalhar poderiamos fcar amigos de blog :) lol!
Aparte de brincadeiras chamo-me Jack, e como tu escrevo na internet se bem que o tema principal do meu blog é muito distinto deste....
Eu desenvolvo blogs de poker que falam de dinheiro grátis para jogar poker sem teres de por o teu dinheiro......
Adorei bastante o que li aqui!