O compositor (na imagem) John Cage (1919 - 1992) - célebre pela peça "musical" de silêncio intitulada 4'33" - foi um teórico revolucionário para o mundo da música experimental e de vanguarda a partir do período pós-Segunda Guerra Mundial.
No decorrer da sua diversificada e longa carreira, Cage idealizou inúmeras obras musicais (já referidas diversas vezes neste blog) que foram fonte de controvérsia, discussão e, sobretudo, foram altamente influentes para a evolução da estética musical contemporânea. Foi o precursor da música electrónica, electro-acústica, aleatória, ambiental, minimal, concreta...
O que talvez poucos saibam é que Cage deixou por concretizar uma série de projectos que não conseguiu levar a cabo por várias razões. Ou porque eram demasiado ambiciosos, ou porque simplesmente eram... bizarros demais. É o caso do projecto que previa pôr a tocar as nove sinfonias de Beethoven... ao mesmo tempo por nove orquestras diferentes! O resultado sonoro da amálgama teria sido uma experiência única e avassaladora.
A dúvida agora é saber quem poderia, hoje, concretizar tal excentricidade artística de John Cage.
Sem comentários:
Enviar um comentário