sábado, 9 de abril de 2011

A praga dos "spoilers"


A cena passa-se num vulgar episódio da série televisiva "House": dois médicos discutem sobre qualquer coisa. Um deles diz que se vai retirar para ver um filme em DVD que nunca viu: "Os Suspeitos do Costume" (1995) de Bryan Singer.

O outro médico responde, irritado (por causa da tal discussão): "Vai ver, vai. E olha: o Kevin Spacey é o Keyser Söze!" Ou seja, numa frase revelou o segredo dramático do filme. A esta atitude de revelação de factos determinantes na história de um filme que prejudica a apreciação do mesmo, costuma designar-se de "spoiler".

E quantos de nós não foi já alvo de amigos engraçadinhos que revelam elementos cruciais de um filme (geralmente o final, ou outra parte essencial do argumento)? Até os críticos de cinema profissionais são tentados a usar o "spoiler"...

Na verdade, não há nada mais irritante do que um "spoiler". E por incrível que pareça, há até um site que se dedica, exclusivamente, a contar todos os pormenores dos filmes, mesmo aqueles que ainda nem estrearam em sala - The Movie Spoiler.

Há gostos para tudo. Até no cinema.

3 comentários:

Beep Beep disse...

Posso ser picuinhas? Correcção - o House chateia-se por o Wilson ter estragado uma surpresa, e qdo vai ter com ele à cantina diz-lhe "Porque é que não vais para os clubes de vídeo gritar que o Kevin Spacey é o Keyser Soze?"

Rato disse...

Curiosamente nunca tive nada contra os chamados "spoilers". Nem acho que prejudiquem a apreciação de qualquer filme, muito pelo contrário. O cinema é muito mais do que um livro de Agatha Christie. E na verdade ninguém poderá dizer, honestamente, que conhece realmente um filme à primeira visão. Pessoalmente, quando gosto efectivamente de determinada obra, dá-me um gozo muito maior as visões subsequentes, quando já sei "o que vai acontecer". E a dose de emoção - porque antecipada - é sempre muito maior.

O Rato Cinéfilo

Peter Gunn disse...

Acho que o Beep Beep queria fazer era um complemento à informação do homem que sabia demasiado pois na realidade já é a 2ª vez que este spoiler é dado no House...

A 1ª aconteceu realmente com o House e o Wilson mas a 2ª vez (a que o HQSD referiu) ocorreu no episódio nº 12 (You must remember this) desta 7ª Série em que desta vez foi o Foreman que disse ao Taub quem era na realidade o Keyser Söze!

Cumprimentos