domingo, 1 de fevereiro de 2009

Entretenimento televisivo minimal repetitivo


A televisão é de modas efémeras e de entretenimento fácil. Depois da febre dos reality shows que invadiu todos os canais, ultimamente o que está a dar são programas e concursos sobre danças e canções. E não escasseia a imaginação dos programadores para inventar novos programas á volta destes temas. Ele é o programa "Dança Comigo", ele é o "Dança na Praça", ele é o programa de dança entre pais e filhos, o programa das canções da Eurovisão, o programa da Bárbara Guimarães "Atreve-te a Cantar", etc. Os diversos canais copiam-se mutuamente à procura de superar a concorrência com programas cada vez mais insípidos, banais e formatados. Originalidade é um conceito, à partida, refutado. Vejamos: nos programas de danças, as músicas e coreografias são sempre as mesmas. Nos programas e concursos de canções (onde qualquer anónimo pode ter os seus 15 minutos de fama), o reportório é sempre, mas sempre, o mesmo. Só falta aparecer um programa com um título “Vira o Disco e Toca o Mesmo”...

4 comentários:

Anónimo disse...

É por isso que as mentalidades deste país não evoluem. A televisão portuguesa é deprimente e repugnante desde o princípio do dia até à hora do telejornal da noite. Ou passam programas que discutem a vida das celebridades ou concursos sem originalidade nenhuma (dos quais falou no seu texto) e no caso da TVI nem o horário da noite se aproveita, porque está recheado de telenovelas que falam das mesmas coisa há anos. Se não fosse a rtp2 e a tv por cabo, das duas uma: ou éramos todos burros, ou não víamos televisão.
Não podia concordar mais com a sua opinião.

Anónimo disse...

Esses programas são mase todos uma grande seca. A TV hoje não passa dum negócio chorudo preocupada com concorrência e rankings de audiência.

manuela

Bruce disse...

Até me custa acreditar que com os programas de dança, a rtp consiga ter boas audiências. O certo é que está constantemente a dançar... aliás deveria alterar o nome para rtpdança.

Eu por acaso comentei há uns dias a mesma repetição que é o cerne do teu texto...

É lamentável a televisão pública portuguesa, exceptuando rtp2 claro, que ainda vai tendo conteúdos interessantes.

Já o cabo anda a perder qualidades também...

F disse...

o Marco de Camilis deve estar milionário...