Valham o que valham, subvalorizados ou sobrevalorizados, vistos como prémios artísticos ou comerciais, a verdade é que os Óscares constituem os prémios mais conceituados do mundo do cinema. Estive a consultar a lista de Óscares desde o início da sua história. Espanha, nuestros hermanos, já arrecadaram quatro Óscares para Melhor Filme Estrangeiro e dois Óscares pelas categorias de Melhor Actor. É obra, para um país como Espanha.
Quando é que o cinema português terá possibilidade de singrar nos Óscares? Quando terá força suficiente, em termos de produção e de projecção internacional, para movimentar um lobby junto da Academia? Já se falou, por diversas vezes, que filmes portugueses poderiam integrar a lista de nomeados à categoria de Melhor Filme Estrangeiro - Manoel de Oliveira, Pedro Costa, Miguel Gomes, João Botelho -, mas tal nunca aconteceu. Alguma vez acontecerá?
1 comentário:
O último filme português que vi (e sim, fui ao cinema) deu-me uma soneira e um tédio tão grandes tão grandes. Espero que apareça em breve e em força uma geração nova capaz de fazer grande cinema. Não preciso de efeitos xpto ou de grandes estrelas, mas nos últimos anos não me lembro de um bom filme português... talvez o "Alice" com um pouco de hype e tal...
Enviar um comentário