Aposto que esta vai ser uma capa que ficará na história. Para o bem ou para o mal. Se calhar até vai engrossar esta lista. Trata-se da capa do single "I'm Throwing My Arms Around Paris" de Morrissey, que consta do novo álbum "Years of Refusal". Não faço ideia do que passou pela cabeça do ex-Smiths para se pôr nu - com os músicos da banda - na capa do disco. Em rigor, não estão totalmente nus, uma vez que os discos de vinil (formato single) ocultam, estrategicamente, os órgãos sexuais dos músicos. E aquela pose de Morrissey ainda imprime mais estranheza ao conjunto da fotografia. Será mera manobra de marketing para incrementar as vendas do single? Uma atitute assumidamente kitsch? Incentivo ao culto do vinil? A verdade é que Morrissey sempre nos habituou, mesmo nos Smiths, a capas improváveis. Mas como esta, é a primeira vez...
5 comentários:
Não esperava esta do morrisey.
É feia, e tão pouco charmosa, nem parece dele.
Esta foto não será a capa do single e virá apenas no interior do single (aleluia!). A capa do single será outra e bastará ir ao myspace de Morrissey para ver aquela que será realmente a capa do single.
Estou a fazer figas para que o José Cid o processe por plágio...
Agora a sério: é marketing. E ao que parece resulta à brava.
Ritinha: a partir do momento em que um produto é feito para ser colocado no mercado, tudo aquilo que é feito em volta desse produto é marketing. Seja a capa de um disco, uma entrevista do autor do disco ou até mesmo a ausência de entrevistas, tudo... pois tudo isso irá marcar a relação entre produtor e consumidor. Na arte não é diferente. Mesmo um artista que fuja a sete pés de tudo o que possa parecer marketing acaba por estar a fazê-lo (a não ser que decida apenas criar sem nunca mostrar ao exterior a obra criada). Os artistas malditos e reclusos vendem bem.
No caso do novo single do Morrissey obviamente que esta foto é uma manobra de marketing. Quanto ao seu sucesso, até este momento apenas conseguiu que se falasse nele (o que para muitos artistas será fantástico só por si), mas falta saber se isso se irá reflectir num aumento de vendas dos seus discos e se irá servir para manter os seus "clientes habituais" satisfeitos ou se poderá servir para os afastar. Eu, na minha opinião, não acredito que venha a acontecer nem uma nem outra hipótese.
Mas, ainda assim, o que interessa é a música. Tudo o resto... é isso, é marketing. Que vai dando para entreter quando a música só por si já não chega. E no caso do último disco de Morrissey não chega mesmo. I think...
hg,
eu não disse que havia alguma coisa de errado com o marketing. E sim, concordo substancialmente com o que dizes.
Para que conste: acho o último disco do Morrissey um belo de um disco.
Cumps.
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