terça-feira, 12 de outubro de 2010

Duchamp no muro e Banksy nos Simpsons


Quando estacionei o carro olhei para o muro da casa mesmo em frente e fiquei surpreendido com o que vi. Nada mais, nada menos do que uma reprodução perfeita em graffiti do "Urinol" (mais propriamente "Fonte") de Marcel Duchamp.
Lembro que este ready-made do artista francês foi considerado, há poucos anos, a obra de arte mais influente do Século XX. O que quer dizer muita coisa. A minha surpresa deveu-se ao facto deste graffiti fugir ao paradigma habitual da arte graffiti. Estarão os graffiters com uma consciência artística mais apurada? Terão deixado para trás os ícones da cultura hip-hop e urbana para se dedicarem à exploração das referências da arte vanguardista?
E por falar em graffiters, vale a pena dar uma olhadela ao surpreendente episódio da série de animação The Simpsons realizado por um dos mais consagrados e originais (e anónimos) "artista de rua" da última década - Banksy. Nem é bem um episódio, mas apenas os dois primeiros minutos do mesmo, nos quais Banksy destila fortes críticas ao trabalho forçado de operários asiáticos nas fábricas de mechandising dos... Simpsons!

Sem comentários: