sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Kubik e "A Felicidade" em Viseu



Dia 15 de Outubro de 2010, sexta-feira, pelas 22h, cine-concerto "A Felicidade" (1934) do realizador Alexander Medvedkine com música ao vivo de Kubik.
No Teatro Viriato - Viseu.
Alexander Medvedkine foi contemporâneo de grandes cineastas soviéticos como Eisenstein, Pudovkin, Dovjenko e Vertov, mas nunca chegou a ter a projecção e o reconhecimento destes realizadores compatriotas.
"A Felicidade" (na imagem) é um notável filme sobre a repercussão da Revolução Bolchevique no povo anónimo. Ao contrário da seriedade dos filmes de Eisenstein, Medvedkine opta antes pelo género de comédia do burlesco, directamente influenciado por Buster Keaton mas com um forte cunho surrealista. O resultado é um filme repleto de gags visuais, de crítica social/política e de grande rigor estético e formal, numa mistura estimulante de drama e comédia visual.
O realizador e documentarista Chris Marker foi um dos que reabilitou a figura e a importância de Medvedkine no cinema soviético, ao realizar o documentário "The Last Bolchevik" (1993). A Amazon.com lançou há dois anos, um DVD contendo o filme "A Felicidade" e o documentário de Chris Marker. Sem dúvida uma oportunidade para conhecer o trabalho de um realizador esquecido.
Quanto à música que irei tocar para acompanhar o filme ao vivo... A questão maior foi: que música é adequada para um filme de humor mudo anti-bolchevique banido na Rússia durante 40 anos? Num filme feito de uma fina e subtil estrutura formal e narrativa, só faz sentido uma música que consiga corresponder a essas características. Pretendi que houvesse uma relação dinâmica entre a imagem e a música, recorrendo a múltiplas sonoridades, texturas, ambientes e estilos musicais (com programações electrónicas e instrumentos avulsos - teclado MIDI, concertina, guitarra eléctrica, harmónica, flautas, xilofone, percussão).
Por conseguinte, se alguém estiver por Viseu esta sexta-feira, está desde já convidado a assistir a este cine-concerto.

Sem comentários: