domingo, 24 de outubro de 2010

Grandes Filmes Frustrados - 10: James Cameron e "Spiderman"


A HISTÓRIA: Em 1991, Stan Lee (da Marvel) e James Cameron reuniram-se em Los Angeles para abordar a possibilidade do realizador levar a cabo a adaptação cinematográfica de "Spiderman". Cameron era já um realizador famoso, derivado dos filmes "Terminator" e "Aliens". Stan Lee achava que Cameron seria o melhor realizador para o projecto, afirmando que so ele conseguia captar a essência de "Spiderman".
O primeiro argumento escrito pelo realizador revelava um jovem Peter Parker a despertar para difícil puberdade, numa abordagem assaz kafkiana (segundo a opinião do próprio Cameron). Em 1995 parecia tudo encaminhado para a concretização do filme, mas as expectativas começaram a definhar com a luta da Sony, Carolco e MGM pelos direitos da BD e do filme.
CONCLUSÃO: O caso foi a tribunal, o qual só iria deliberar quatro anos depois em favor da Marvel e da Sony. James Cameron voltou a ser o candidato para se sentar na cadeira de realizador. No entanto, este disse que já tinha passado o tempo certo para levar a cabo o filme - estava a gozar a fama e o proveito do sucesso de "Titanic" feito dois anos antes e preparava-se já para trabalhar em "Avatar".
O argumento de James Cameron pode ser lido aqui, juntamente com dezenas de desenhos e esboços para o filme nunca realizado (que incluía uma cena de batalha nas Torres Gémeas).
______
Nota: assim termina esta série "Grandes Filmes Frustrados". Os outros noves tópicos relacionados com esta série podem ser acedidos aqui e aqui.

1 comentário:

ArmPauloFerreira disse...

Factos que desconhecia completamente e super interessante de saber este assunto relacionado com a BD da Marvel.