sábado, 2 de outubro de 2010

Grandes Filmes Frustrados - 7: Paul Verhoeven e "As Cruzadas"


A HISTÓRIA: Paul Verhoeven, realizador holandês dos inenarráveis "Showgirls" e "Starship Troopers", quis um dia aventurar-se num projecto megalómano: em 1997, Verhoeven apresentou ao estúdio a intenção de concretizar uma super-produção sobre a Guerra Santa das cruzadas medievais, intitulada precisamente, "As Cruzadas".
Contactou com Arnold Schwarzenegger para interpretar o papel principal, Hagen, e entregou a responsabilidade do argumento a Walon Green, o responsável do guião da obra-prima "The Wild Bunch" de Sam Peckinpah.
Em 1998 tudo parecia estar preparado para o arranque do filme, elenco incluído: Charlton Heston, Robert Duvall e Jennifer Lopez.
CONCLUSÃO: Paul Verhoeven calculava que precisaria entre duzentos e trezentos milhões de dólares de orçamento para levar a cabo o projecto. Quando os produtores foram confrontados com esta colossal exigência financeira, a "cruzada" do realizador terminou aí.
Ainda assim, em 2001 o projecto teve novos financiadores que poderiam impulsionar o início das filmagens, mas em Setembro desse ano um monumental atentado contra as Torres Gémeas levou tudo a perder de novo: a ideia de "Guerra Santa" para o filme não era, de todo, conveniente e apropriado explorar.
Nove anos depois, "As Cruzadas" de Paul Verhoeven mantêm-se no limbo do esquecimento...

Sem comentários: