terça-feira, 5 de outubro de 2010

A entrada dos "4 astronautas"


A entrada dos U2 no Estádio de Coimbra foi simples mas triunfal: os quatro músicos passaram pelo meio da multidão, dois à frente, dois atrás, impávidos e impassíveis face aos gritos da multidão.
Pareciam quatro astronautas compenetrados a caminho de uma difícil missão espacial. A música que acompanhou o momento da passagem dos camarins até à subida ao palco foi o tema "Space Oditty" de David Bowie - uma das minhas músicas preferidas de Bowie.
E fez todo o sentido escolher esta fabulosa música de Bowie - composta e editada em 1969, "Space Oddity" coincidiu com a alunagem, pela primeira vez, de um austronauta na Lua. Conta a história de um fictício Major Tom que, em viagem pelo espaço sideral, se sente solitário e deprimido face à magnitude do Universo face ao Homem.
Foi o mote imagético para uma odisseia especial (e espacial) com que os U2 presentearam o público.

3 comentários:

analima disse...

Acho que estou a ficar velha. Os U2, para mim, já não têm a mesma importância que tinham há uns anos atrás. Já não conheço da mesma forma os últimos álbuns. Agora não fui a nenhum concerto. Resta-me a recordação de os ter visto ao vivo em 1997, em Madrid... :)

A Bola Indígena disse...

Também estive em Coimbra ! ;)

Anónimo disse...

Os U2 deviam na minha opinião ter terminado pouco após o lançamento do Zooropa em 1993, ou seja à 17 anos atrás. Daí para cá têm basicamente escrito músicas com fórmulas já gastas quase sempre num contexto de encontrar um refrão populareco e comercial. Também ao nível do comportamento em palco parecem-me completamente anacronicos, como se estivessem em busca constante da juventude perdida.