Afinal, o marketing cinematográfico ainda revela rastos de originalidade. Refiro-me aos cartazes de cinema, outrora elementos insubstituíveis de promoção dos filmes. Com o advento da Internet e dos seus meios de divulgação virtual, o cartaz deixou de ser o veículo principal de publicidade fílmica. Mas no meio da profusão de cartazes que ainda vão sobrevivendo, há ideias que resultam porque fogem da vulgaridade e investem na criatividade. É o caso do próximo filme do veterano realizador Sidney Lumet (recebeu há quatro anos o Óscar Honorário pela carreira), com o sugestivo título “Before the Devil Knows You're Dead”. Apesar de contar com um elenco de luxo – Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney e Maria Tomei – nenhum dos actores surge no cartaz, como é prática comum dos grandes estúdios. O que surge é um grafismo simples e eficaz que joga com a própria natureza do título do filme, criando uma figuração física do Diabo com recurso às palavras. Não é um recurso gráfico inédito, mas resulta muito bem nesta situação. E há duas versões: uma com fundo negro e outra em branco. Não conheço ainda a data de estreia em Portugal. É que pelo trailer e pelas críticas internacionais, o filme promete mesmo.
1 comentário:
com o ethan hawke parece-me sempre bem...
Enviar um comentário