segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Contenta-se com o melhor, diz ela


A actirz Eva Longoria diz numa publicidade aos gelados Magnum: "Sou simples, contento-me com o melhor". A frase é retirada de uma máxima de Oscar Wilde, quando referia que tinha gostos simples, visto contentar-se com o melhor. Já houve poetas que lançaram slogans publicitários - "primeiro estranha-se, depois entranha-se" de Fernando Pessoa a propósito da Coca-Cola. Agora são os publicitários que vão buscar inspiração aos poetas de forma descarada. Sinal dos tempos. O iluminista Montesquieu escreveu no século XVIII um sublime ensaio sobre o gosto, tentando explicar o mecanismo estimulador do prazer, fosse na apreciação estética da arte, fosse nas coisas frugais da vida. Para Montesquieu, é esse mecanismo do prazer que desenvolve o gosto e que manifesta a essência da alma humana.
Nota: já agora, quem quer contentar-se com o melhor do gelado, deverá optar antes pela Häagen-Dazs. Digo eu.

2 comentários:

Anónimo disse...

é como eu...só me contento com o melhor. sabes a que me refiro...

Red Dust disse...

Gelados?

Eh eh eh eh eh... vocês são terríveis.

Se for na companhia da Eva Longoria contento-me com o Magnum...