A Fnac comemora 10 anos de lojas abertas em Portugal. 10 anos que revolucionaram os hábitos culturais dos portugueses tradicionalmente pouco dados ao consumo cultural. Apesar disso, e paradoxalmente com os índices de consumo cultural deste país, a Fnac em Portugal regista records europeus de vendas e de receitas. O conceito de loja Fnac, em que o cliente pode usufruir de alguns produtos sem o comprar (como o livro) e circular as horas que quiser pelo espaço, assentou arraiais em Portugal. Por outro lado, todos os anos são inauguradas novas lojas, fomentando a descentralização geográfica deste espaço (ainda não chegou ao interior do país, consta-se que Viseu poderá ter uma loja Fnac em breve). Nem tudo é positivo no universo Fnac, como a política de preços nalguns produtos, mas a verdade é que continua a ser um espaço incontornável e viciante de fruição e de conhecimento. A concentração de bens culturais tão diferentes como o livro, o DVD, o CD, os gadgets digitais, a informática, a electrónica, torna a Fnac uma irresistível tentação para o consumidor. Paralelamente, a programação cultural desenvolvida (concertos, exposições, conversas com autores), investindo claramente no apoio aos artistas nacionais, incrementa a importância desta empresa francesa de cultura. O profissionalismo dos diversos serviços, a estrutura organizacional de toda a loja e a boa formação dos funcionários, contribuem para que a Fnac seja, cada vez mais, uma empresa em defesa da cultura, do conhecimento e do desenvolvimento geral deste Portugal. Que seja por mais 10 anos, e mais 10...
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