domingo, 1 de fevereiro de 2009

Géneros musicais - um manual


Nos últimos anos as catalogações musicais têm disparado nas mais distintas vertentes. Nem sempre é fácil identificar um determinado género musical, ou perceber em que tendência estética se encaixa um dado músico ou banda. A cultura musical global é assim: fragmentada em múltiplas ramificações, fusões e tentáculos. Por exemplo: sabe o que é um género musical denominado "Blue-Eyed Soul"? Sabe a que soa o "Freak Folk"? E já ouviu alguma vez um disco de "Neo-Psychedelia" ou de "Slowcore"? E sabe quais as diferenças entre "Art-Rock" e "Indie-Rock"? Pois bem, para conhecer as respostas sobre estes estilos (e sub-estilos) musicais, nada melhor do que espreitar The Sunday Times Culture's Encyclopedia of Modern Music. Um projecto do jornal The Sunday Times que pretende esclarecer o emaranhado de tendências musicais actuais. Ou confundir ainda mais.

4 comentários:

Anónimo disse...

Na verdade, o artigo que mencionou é bastante incompleto.
Na página principal do site allmusic ( www.allmusic.com ), encontram-se hiperligações correspondentes aos principais estilos, a saber: Pop e Rock, Jazz, R&B, Rap, Country, Blues, World, Electrónica e Clássica e dentro de cada uma dessas categorias, há dezenas de sub-categorias de cada um, explicadas por um texto resumo e com um lista dos principais artistas e álbuns.
Por exemplo, dentro da categoria rock, temos sub-categorias tão variadas como "Rockabilly Revival", "American Trad Rock", "Aboriginal Rock" ou "Scandinavian Metal". Enfim, um mundo de música a descobrir. Tudo num site. ;)

Unknown disse...

Sim, eu sei que é incompleto, e deveria talvez ter mencionado esse facto no post. Conheço bem o site allmusic.com e essas listas de géneros e artitas. Só chamei a atenção para o artigo por causa de estilos bizarros que nem constam no allmusic, como "Blue-Eyed Soul" ou "Neo-Psychedelia".
Mas obrigado pelo contributo.

Anónimo disse...

Peço desculpa por começar o meu comentário referindo logo o "bastante incompleto", o artigo do Sunday Times não deixa de ser interessante, até porque o allmusic é bem mais complexo para quem quer informações acerca de estilos alternativos, mas foi o que me veio logo à cabeça e nem sequer me apercebi bem do artigo que falou.

F disse...

D'aqui a muuuiiitos anos, quando a distância for grande, provavelmente a música de agora será reduzida a duas ou três categorias. Embora não seja este o assunto do post, mais do que nos identificarmos com um determinado estilo musical será identificarmo-nos com esta ou aquela banda ou músico.