domingo, 10 de outubro de 2010

"Nightlife" e o videoclip amador

Amon Tobin compôs o tema "Nightlife" para o álbum "Permutation" (1998). É um tema prodigioso na forma como estrutura uma sonoridade cool-jazz e a transforma, em imparável crescendo, numa minuciosa e impressiva manifestação drum'n'bass. Diria mais: é música para um clube de jazz futurista.
Que eu saiba, nunca houve um videoclip oficial para esta fabulosa peça musical (e os videoclips de Amon Tobin são conhecidos por serem visualmente sofisticados). No entanto, vários fãs de Amon Tobin - videastas amadores - fizeram um videoclip para este tema.
O melhor de todos é este interessante exercício visual concebido por um tal Periperiholloway, que até pediu autorização oficial à editora Ninja Tune para utilizar a música de Tobin.
A ideia para este videoclip foi a de representar, visualmente, cada elemento musical. Isto é, para cada parte instrumental da música (sopros, bateria, teclados...), surgem formas visuais em sincronia com a música. Não é um conceito original, claro, mas está bem conseguido.
Pena, pena, é o facto do autor deste trabalho ter apenas utilizado metade da musica original de Amon Tobin.