quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A animação surrealista de Jan Svankmajer

É preciso ter disposição para perder 16 minutos e 22 segundos - que é o que dura o vídeo em baixo - para compreender e fruir a enorme criatividade do realizador de animação checo chamado Jan Svankmajer.
Desde 1964 que Svankmajer faz filmes de animação (e não só) baseados num universo estético e visual único: ambientes cláustrofóbicos e kafkianos, humor surrealista, personagens bizarros, sátira social... Tudo com recurso exímio a elementos quase rudimentares: animação de volumes (plasticina, barro e muitos outros objectos do quotidiano), mas também à "live action". Sem palavras, mas com muita imaginação. A sua filmografia é relativamente escassa e espalha-se entre curtas-metragens e meia-dúzia de longas-metragens.
Diz-se que Svankmajer influenciou, de forma determinante, o imaginário de Tim Burton e de Terry Gilliam (uma verdade incontestável). Actualmente com 77 anos, Jan Svankmajer continua a realizar filmes surpreendentes e únicos. E é pena que tão pouca gente conheça o seu magnífico e original trabalho.
"Food" é uma obra dividida em três partes: "Breakfast", "Lunch" e "Dinner". Três momentos incrivelmente originais nos quais o realizador faz uma demolidora crítica à forma como os homens comem alimentos. Mistura animação com pessoas reais. E tem de ser visto para se acreditar:

1 comentário:

Anónimo disse...

Gastei os 16:22 minutos e foram muito bem empregues. Excelente video...

Luís Santos