domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dreyer e Manuel António Pina

O escritor, poeta e cronista Manuel António Pina deu uma entrevista ao jornal i, na qual revela todo o seu desencanto com a política e o estado actual do país.
Numa determinada passagem, respondendo acerca do seu desencanto e falta de esperança na política nacional, Manuel António Pina evoca o filme "A Palavra" (1955) de Carl Dreyer para justificar o seu ponto de vista. A forma inteligente como descreve a essência do filme é deveras esclarecedora:

Jornalista - "Está um bocadinho desencantado?"

Manuel António Pina - "Estou muito. Eu não tenho nenhuma fé. Mas escrevi recentemente uma crónica chamada “O que fica depois do que se perde”, sobre o filme “A Palavra”, do Dreyer. É uma história sobre a fé. Conta a vida de um luterano que tem três filhos, o mais velho é ateu, o segundo tem uma loucura mística, convence-se que é a reencarnação de Cristo, e o terceiro, o pai tenta casá-lo com uma rapariga de outra seita protestante. Todos consideram louco aquele que se julga Cristo, eu até escrevi na crónica loucura entre aspas, para acrescentar uma nota em que dizia que sou céptico, mas sou céptico em relação ao próprio cepticismo, mas depois acabei por tirar as aspas porque já não tinha espaço para as explicar. A certa altura do filme, a mulher do filho mais velho, ateu, morre, e as duas crianças pedem ao tio que ressuscite a mãe, porque têm aquela fé pura e sem limites acreditam nisso – é das cenas mais comoventes da história do cinema – e ele ressuscita-a. As únicas pessoas que não ficam surpreendidas são as duas crianças. É curioso que eu que não tenha fé nenhuma, mas quando vejo coisas daquelas sinto uma espécie de melancolia. É a sensação que têm os amputados que sentem a perna que já não têm."
-----
A entrevista completa aqui.

Sem comentários: