terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Scorsese e a fama a todo custo


No programa de rádio "Cinemax", o crítico de cinema João Lopes falou da estreia do filme "A Invenção de Hugo" de Martin Scorsese, enquadrando-o num contexto muito particular da filmografia deste cineasta. Tanto mais que "A Invenção de Hugo" é uma comédia familiar e filmado no sistema 3D. João Lopes mencionou outro filme de Scorsese que, à altura, desafiou todas as previsões que pudesse ser do mesmo realizador: "O Rei da Comédia" (1983).
Este filme atípico na filmografia de Scorsese é um olhar cáustico e cínico para com o mundo das celebridades e da fama. "O Rei da Comédia" é uma comédia dramática que lança duras críticas ao universo do espectáculo, à suas formas de representação e critérios de qualidade.
A história resume-se nisto: Jerry Langford (Jerry Lewis) é um consagrado apresentador de TV que, um dia, ao dirigir-se para o trabalho, é sequestrado pelo aspirante a comediante Rupert Pumpkin (Robert De Niro). Para escapar da situação, Jerry concede a Rupert espaço no seu programa de televisão, de forma a que ele possa apresentar o seu número cómico. A obcessão de Rupert pelo estrelato televisivo leva-o a atitudes imprevisíveis e descontroladas, numa relação com Jerry que se torna difusa e perigosa.
Com um Robert De Niro num dos seus primeiros papéis cómicos e um Jerry Lewis no seu primeiro (e único) papel dramático, "O Rei da Comédia" revela-se um filme demolidor para com o espectáculo da televisão e o anseio da fama a todo o custo.
Em boa verdade, no mundo televisivo de hoje no qual proliferam programas de caça-talentos efémeros e sem conteúdo, este filme de Martin Scorsese constitui uma boa lição para os jovens aspirantes a "famosos" a qualquer custo.

1 comentário:

O Narrador Subjectivo disse...

ainda assim, hugo está muito mais além do resto da filmografia de scorsese do que the king of comedy, que era, apesar de tudo, um filme muito maduro e cheio de códigos morais duvidosos. seja como for, hugo é um belo filme de aventura, com muito respeito e veneração pelo cinema.

http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/