- Bibi Andersson é a actriz sueca que apareceu em muitos dos mais famosos de Ingmar Bergman, incluindo "Sorrisos de Uma Noite de Verão", "O Sétimo Selo", "Morangos Silvestres" e "A Máscara".
- Harriett Andersson é a actriz sueca que apareceu em muitos dos outros filmes famosos de Ingmar Bergman, como "Através de Um Espelho", "Lágrimas e Suspiros" e "Fanny e Alexander". Bibi e Harriet não são aparentadas.
- Josef von Sternberg era um realizador vienense baixinho, que acrescentou "von" ao nome por puro pretensiosimo e fez vários filmes nos anos 30 com Marlene Dietrich, na altura sua amante, incluindo "O Anjo Azul", "Marrocos", "O Expresso de Xangai" e "A Imperatriz Vermelha".
- Erich von Stroheim era um realizador vienense baixinho, que acrescentou "von" ao nome por puro pretensiosimo e fez notáveis filmes mudos como "Esposas Levianas", "Aves de Rapina" e "The Wedding March". Mais tarde fez aparições memoráveis como actor em "A Grande Ilusão" e "Crepúsculo dos Deuses".
- Sidney Lumet é o realizador intenso, autor de incómodos nacos de realismo nova-iorquino como "Serpico", "Um Dia de Cão" e "Príncipe da Cidade".
- Sydney Pollack foi o afável realizador de filmes populistas, amados pela academia, como "Tootsie" e "África Minha".
- William Wyler foi o rigoroso e exigente realizador que deu que falar nos anos 30 por causa dos filmes "Veneno Europeu" e "Jezebel, a Insubmissa" e que se inspirou na sua experiência como membro da Força Aérea americana na Segunda Guerra Mundial para fazer os filmes de guerra "Os Melhores Anos das Nossas Vidas".
- William Wellman foi o rigoroso e exigente realizador que deu que falar nos anos 30 por causa dos filmes "O Inimigo Público" e "Nasce Uma Estrela" e que se inspirou na sua experiência como piloto condecorado pela Legião Estrangeira Francesa na Primeira Guerra Mundial para fazer os filmes de guerra "The Story of GI Joe" e "Battleground".
Sem comentários:
Enviar um comentário