segunda-feira, 6 de julho de 2009

Robert McNamara por Errol Morris


Morreu ontem, aos 93 anos, Robert McNamara, Secretário da Defesa durante o mandato do Presidente John F. Kennedy. McNamara foi uma das personalidades políticas mais controversas e influentes da segunda metade do século XX.
Sobre esta relevante figura política, um dos melhores documentaristas dos últimos 30 anos, Errol Morris, realizou um soberbo documentário: "Fog of War" ("Testemunhos de Guerra"). Ganhou o Óscar do melhor documentário de 2003. Trata-se de uma pertinente análise sobre o mandato dos presidentes Kennedy e Johnson, através de entrevistas contundentes do seu secretário de defesa. “Testemunhos de Guerra” aborda alguns dos acontecimentos mais importantes e delicados da história americana dos últimos 40 anos, como o bombardeamento do Japão, a crise dos mísseis de Cuba e a polémica guerra do Vietname, factos que desencadearam consequências sociais, históricas e políticas ainda hoje sentidas.
O documentário conta com uma montagem sublime, alternando entre os depoimentos de McNamara e imagens de arquivo dos factos relatados. Errol Morris tem um talento enorme na gestão do equilíbrio das imagens e das mensagens. Por outro lado, a música original de Philip Glass atribui um cariz mais solene e austero às mensagens veiculadas pelo filme. Um filme corajoso, que coloca o dedo nas feridas (ainda abertas) da sociedade americana, pelo olhar político de um influente político, Robert McNamara.
PS - O último filme do realizador Errol Morris, "Standard Operating Procedure", é outra faca afiada contra a política americana, ao revelar pormenores menos ortodoxos da acção militar dos EUA no Iraque e as atrocidades cometidas na prisão de Abu Ghraib.

Sem comentários: