quinta-feira, 30 de julho de 2009

"Two Lovers" - As dimensões do amor


A ser verdade o que Joaquin Phoenix disse há tempos sobre o fim da sua carreira (para deixar crescer a barba e o cabelo e se dedicar à música), o filme "Two Lovers" terá sido a sua última participação no cinema. E é pena, porque Phoenix poderá passar ao lado de uma grande carreira de actor.
Realizado por James Gray que já mostrou ao mundo dois filmes muito dignos - "Little Odessa" (1994) e "Nós Controlamos a Noite" (2007) - "Two Lovers" marca o regresso do cineasta em registo de melodrama despretensioso mas muitíssimo competente. Em Portugal o filme tem por título "Duplo Amor", e conta a história de um triângulo amoroso protagonizado por Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw. Uma relação sentimental desequilibrada e à beira do precipício emocional, sobretudo pelo personagem de Phoenix, homem instável que tenta o suicídio devido a um desgosto amoroso. O filme de Gray não resvala para os lugares-comuns de filmes com argumento similar, mostrando habilidade na gestão da progressão dos acontecimentos, recorrendo a uma sóbria realização, a uma direcção de actores irrepreensível e a uma fotografia densa a condizer com a nebulosidade emocional que perpassa por todo o filme. "Two Lovers" é uma obra sensível e terna (ainda que por vezes tensa), que aborda o amor nas suas múltiplas dimensões e manifestações, sem nunca revelar soluções morais fáceis para os problemas focalizados.
O filme pode ser visto nas salas de cinema (estreia esta semana) ou pode ser visto, mais domesticamente, aqui.

3 comentários:

::Andre:: disse...

Não acho que tenha passado ao lado. Creio que como bom actor já deixou a sua marca, mas talvez seja lembrado mais por esta polémica. Ainda acredito que isto é um excelente golpe de marketing...

João disse...

Vou rever o filme hoje no cinema, na minha opinião é mesmo um dos melhores do ano.
Quanto ao Joaquin Phoenix esperemos que seja tudo um golpe de marketing

Álvaro Martins disse...

Concordo com o João, é um dos melhores de 2008.
Quanto ao Phoenix, o gajo regressa quando voltar a tomar a medicação :)