quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Arte feita de areia


Descobri isto após a leitura do sempre interessante blogue Obvious: uma jovem ucraniana, de 24 anos, chamada Kseniya Simonova, que tem um talento muito especial - a animação de figuras e formas com a manipulação de um simples recurso: areia. Utilizando uma mesa iluminada e uma projecção vídeo em tempo real, pode-se apreciar a incrível criatividade e talento de Simonova. Nas mãos desta artista, os grãos de areia ganham vida e contam verdadeiras histórias. Além do mais, Simonova tem consciência cívica e histórica, uma vez que utiliza o seu trabalho para divulgar os horrores vividos pelos russos durante a 2ª Guerra Mundial.
Uma artista de direito próprio, capaz de surpreender o olhar do espectador com o processo criativo que assume formas sempre imprevisíveis e fascinantes. Chama-se a isto pintar com areia? Arte performativa? Arte visual? "sand animation"? Talvez um pouco de tudo. As catalogações não importam muito. Saibamos apreciar e desfrutar desta magia:

4 comentários:

Anónimo disse...

A "sand animation" é algo já muito antigo. Há clássicos como a Caroline Leaf e outros.

Anónimo disse...

Um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=fusYZ7eIhps

Unknown disse...

Manuel: obrigado pelo link.

Eu sei que a areia é utilizada há muito tempo, mas nunca tinha visto alguém a trabalhar como ela e a forma como esta ucraniana o faz (ao vivo e em tempo real).

Anónimo disse...

"Sand animation is a term which has two meanings. It is the name given to a style of live performance art, and also to a type of animation."

Sim. Como "performance" também nunca tinha visto. Vi aqui pela primeira vez. É espectacular.