Ambos foram figuras centrais do cinema mudo, nomeadamente, da comédia burlesca americana. Ambos fizeram filmes geniais. Ao longo das suas carreiras, ambos resistiram a escândalos, adversidades, problemas vários. Ambos souberam explorar os sentimentos contraditórios da condição humana: a felicidade e o drama. Ambos foram actores e realizadores talentosos, respeitados, influentes, e determinantes na história do cinema.
Mas, afinal, a ter de escolher entre Buster Keaton e Charles Chaplin, qual dos dois foi o realizador/actor mais importante e decisivo?
Mas, afinal, a ter de escolher entre Buster Keaton e Charles Chaplin, qual dos dois foi o realizador/actor mais importante e decisivo?
8 comentários:
Eu diria que o Buster Keaton foi o mais decisivo. O Chaplin o mais famoso.
Já pensei nisso algumas vezes e não consigo escolher dos dois o melhor. Acho que Chaplin conseguiu a imagem de markting e obteve talvez melhores condições para alcançar o enorme sucesso, apenas isso.
Como tu dizes, ambos foram determinantes na história do cinema, por isso acho justo meter os dois no mesmo nível de importância! :)
Abraço
Acho que o Chaplin - ainda hoje - consegue chegar a um público mais abrangente. Ainda assim, esta pergunta não é justa.
O que conheço deles é dos filmes que vi na infância, por isso não posso realmente firmar uma posição...
Quero regressar aos dois e conhecer a sério... um dia destes :)
Diria, por conhecer mais dele, Chaplin - mas pelo que vi de Keaton também há muito coisa boa para descobrir. (Não é num dos filmes de Allen que ele e A Keaton têm uma discussão similar?)
E ambos também compunham as músicas para os seus filmes?
Tanto quanto sei o Buster Keaton não fazia música para os seus filmes. Só o Chaplin, e mesmo este, musicou alguns dos seus filmes muitos anos depois, como o "Luzes da Cidade" (anos 60).
Ora bem, essa é uma questão muito complicada que, de certa forma, vai de encontro à subjectividade dos gostos de cada indíviduo. Quanto a mim, sempre achei o Chaplin mais ousado, mais inventivo e mais talentoso. Obviamente, isso não invalida o facto de que Keaton tenha sido genial em muitos momentos da sua carreira.
Enviar um comentário