terça-feira, 1 de dezembro de 2009

As velhas VHS


Tive necessidade de arrumar velhas cassetes de vídeo (VHS). As novas gerações já nem devem saber que formato é este, mas durante anos era o único formato analógico possível para gravar, domesticamente, filmes ou programas de televisão. Das muitas dezenas de cassetes que ainda guardo (devidamente etiquetadas e numeradas) e que estão literalmente a apodrecer, reparei nalgumas que são verdadeiras preciosidades (filmes clássicos gravados da televisão - portuguesa e espanhola - documentários, programas, concertos musicais, entrevistas, etc). Um tempo em que me dava ao trabalho de ver, estoicamente, filmes na RTP para cortar a tempo os intervalos da publicidade!
Estes documentos audiovisuais foram instrumentos importantes para a minha formação cultural. Porém, apesar da importância do conteúdo destas fitas, já não as utilizo há anos e, pior, quase de certeza que não as utilizarei no futuro. O advento dos formatos digitais arruinou o recurso a este formato quase pré-histórico. Para que servem hoje em dia as volumosas cassetes VHS? Para ocupar espaço e como objectos saudosistas de um processo de fruição cultural já ultrapassado. Ou então, para quem for mais original e talentoso, para as transformar em objectos de decoração, como estes belos (!) candeeiros de quarto.

13 comentários:

Anónimo disse...

Tenho o mesmo problema, tenho duas gavetas cheias de cassetes VHS, e também não sei que fazer com elas. Não sei se as guardo, deito fora ou passo para DVD. Só espero não acontecer o mesmo daqui a uns anos com os DVDs.

Álvaro Martins disse...

Bons tempos em que se via os filmes na televisão à espera para cortar os intervalos e em que, às vezes, se comprava aquelas revistazecas de treta tipo TVGuia e TV7Dias só por causa das capas de alguns filmes.
Pois Victor, sou mais um com esse problema. Eu resolvi o problema pelo menos temporariamente, peguei em 3 caixotes desses do tabaco, enchi-os com as vhs e arrumei tudo na garagem. Ainda sobraram umas poucas mas isso é o menos, o que me preocupa é a humidade e a deterioração das vhs que provavelmente vai acontecer naquele local. Mas eram tantas cassetes (e que ainda por cima já não as utilizo) a ocupar tanto espaço, até que me lembrei que esta era a única solução.

Unknown disse...

Há sempre a possibilidade de digitalizar as fitas (há software para isso), mas para além do imenso trabalho que este processo dava nem compensa porque não há possibilidade de melhorar a qualidade da imagem.
Ficam arrumadas até um dia...

cão sem raiva disse...

Ficam arrumadas até que um dia...

... alguém tenha a coragem de as colocar no lixo.

Ricardo disse...

Ainda uso imenso o vhs. Não tive dinheiro suficiente para renovar todos os filmes que tinha em dvd, como tal, e como alguns vhs's até têm qualidade de imagem mínima para se ver, conntinuo a ver filmes em cassete.

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liliana Sampaio disse...

Também tenho uma série de cassetes guardadas. Algumas são autênticas pérolas. Passei o conteúdo de algumas para formato digital, mas ficam com pior qualidade... Para já, ficam apenas as memórias. A coragem de as deitar ao lixo chegará um dia. Talvez quando tiver a oportunidade de mostrar á próxima geração o que era isto de VHS... :)

Renato Martins disse...

as horas que gastei a fazer recortezinhos das revistas de Tv para embelezar as minhas cassetes- Se eu soubesse o futuro... Hoje vai-se à net buscar TUDO, na altura qualquer papelinho era bem tratado em prol do embelezamento das cassetes.

Renato Martins disse...

as horas que gastei a fazer recortezinhos das revistas de Tv para embelezar as minhas cassetes- Se eu soubesse o futuro... Hoje vai-se à net buscar TUDO, na altura qualquer papelinho era bem tratado em prol do embelezamento das cassetes.

Unknown disse...

Você tem interesse em vender?

Unknown disse...

Não estou interessado em vender. Fazem parte da minha memória cultural ;)

Tiago Antunes disse...

Eu tenho interesse em vender, nem que seja por um preço simbólico. Tenho cerca de 800 filmes que eu gravei da televisão em VHS.

JHOW SILVA disse...

OLÁ TIAGO ANTUNES ESTOU INTERESSADO EM COMPRAR POIS SOU COLECIONADOR ENTRE EM CONTATO COMIGO!!
JHOWZIMBA1994@OUTLOOK.COM