quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A homenagem a Graham Chapman


Graham Chapman, elemento dos Monty Python, morreu há 20 anos com um raro cancro na medula. Tinha apenas 48 anos de idade. Era médico de profissão mas cedo se envolveu no projecto humorístico dos Monty Python, revelando-se um actor versátil e de grande capacidade cómica. Apesar de debilitado pela doença, Graham Chapman gravou cenas para o 20º aniversário dos Monty Python, que seria assinalado no dia 5 de Outubro de 1989.
Foi internado no dia 1 desse mês, e três dias depois, na noite de 4, viria a falecer. Chapman morreu precisamente um dia antes das comemorações do 20º aniversário da trupe de humor inglesa, o que levou Terry Jones a qualificar o facto como "o pior caso de destruição de uma festa de toda a história".
Já tinha lido sobre a histórica e ousada cerimónia de homenagem ao actor levada a cabo pelos elementos sobreviventes do grupo. Não sei porquê, só agora a vi no YouTube. E é deveras impressionante. O memorial em homenagem a Chapman ocorreu no dia 6 de Dezembro de 1989, apenas dois meses após a morte do actor, no salão nobre do Hospital St. Bartholomew. John Cleese e Michael Palin discursaram palavras de homenagem. Palavras que vindas destes dois Monty Python revelaram um espírito, ao mesmo tempo subversivo e respeituoso, face à memória do colega falecido. Uma sincera e honesta manifestação de amizade para com Chapman, num tom de inevitável humor que contagiou os presentes.
No final, Eric Idle comanda a interpretação da clássica canção "Always Look on the Bright Side of Life", música com que termina o filme "A Vida de Brian", protagonizado por Chapman em 1979.
Memorável e muito pouco convencional homenagem dos Monty Python, recuperada agora que se assinalam 20 anos da morte de Graham Chapman.

2 comentários:

Spark disse...

É uma homenagem merecida!!

Um ano mto porreiro para ti!! ;)

Um grande abraço

Erzsébet disse...

Linda homenagem, Chapman é um dos meus python preferidos. Echei belíssimo o trexo onde, enquando Cleese fala, Idle olha para ele com os olhos brilhando, talvez segurando algumas lágrimas.

Foi uma cerimônia incrível e muito respeitosa; digna de um Python, digna de Chapman.