sábado, 5 de dezembro de 2009

O olhar pela janela


É uma fotografia de um fotógrafo "paparazzo" que esperava pelo regresso de Roman Polanski à sua casa da Suíça, onde vai cumprir pena domiciliária. A mulher que espreita à janela é a actriz e cantora Emmanuelle Seigner, mulher do realizador polaco. É fácil de perceber o olhar ansioso e quiçá angustiado de Emmanuelle, à espera que Polanski chegue a qualquer momento.
Triste espectáculo este da cultura da imagem que vampiriza o sofrimento dos outros para encher jornais e notícias...

5 comentários:

hg disse...

E que outros depois por essa internet fora reproduzem exaustivamente. Vitor, não basta acrescentar uma descrição dos hipotéticos sentimentos da pessoa fotografada para validarmos o uso de algo que consideramos um "triste espectáculo (...) que vampiriza o sofrimento dos outros para encher jornais e notícias". Eu, a essa frase, acrescentaria ainda... blogs.

Unknown disse...

Julgo que essa crítica seria honesta se eu tivesse colocado a imagem sem ter feito o comentário que fiz na última frase. Aí estaria a vampirizar a imagem e aproveitar-me dela, tal e qual um paparazzo ou um jornal sensacionalista. E para assumir a minha posição crítica tive necessidade de publicar a própria imagem que foi objecto da minha observação. Não vejo onde esteja a contradição.

PortoMaravilha disse...

Coitadinho do Polanski !

Coitadinho do pedofila !

Tem tratamento de favor ! Vai tirar férias numa colónia penal de luxo.

Ele contribuiu para destruir a ideia da arte como expressão independente de pulsões primárias.

Como recompensa, pelos serviços prestados, tira ferias penais de luxo !

É ele e o ministro da cultura Francesa.

Anda aqui o Homem sapiens Sapiens a batalhar pela arte e sua independência, desde o tempo das grutas de Lascaux, e lá aparecem esses Homens Erectus a escangalhar tudo.

Todavia, concordo que os papparezi em nada são saudáveis.

E Viva o Porto !

Unknown disse...

"Anda aqui o Homem sapiens Sapiens a batalhar pela arte e sua independência, desde o tempo das grutas de Lascaux, e lá aparecem esses Homens Erectus a escangalhar tudo"

O que eu me ri com isto :)

Diamond disse...

Ah!Ah!Ah!

Cumps.