sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Filosofia e futebol

O universo humorístico dos Monty Python é um poço sem fundo de geniais momentos "non-sense" (como o diálogo do filme "O Sentido da Vida" que reproduzi mais abaixo comprova). Um dos sketch de que mais gosto - dos muitos e bons do grupo britânico - é o referente ao futebol dos filósofos. A criatividade ímpar e a noção do poder subversivo do humor inteligente, fazem deste sketch uma verdadeira delícia de entretenimento e... cultura. Não é preciso ser-se grande conhecedor da filosofia alemã e grega para compreender e fruir a ousadia humorística desta analogia entre o futebol e a filosofia. Nunca um jogo de futebol foi tão... intelectual.
Os Monty Python sempre foram incríveis e sagazes desconstrutores das convenções sociais, morais e culturais, facto bem vincado neste sketch.
Claro que há quem não adira ao humor do absurdo do grupo de John Cleese e companhia. Contra esta opção, nada a fazer, a não ser respeitá-la.
Eu cá vou rever este jogo de futebol filosófico, e deliciar-me com as jogadas de Sócrates, Platão, Kant ou Arquimedes (que resolve o jogo!). Ah, pena o ponta-de-lança Karl Marx não ter passado para além do aquecimento...

2 comentários:

Hugo disse...

O Monty Python era ótimo em desconstruir dogmas de forma absurda e engraçada.

Assisti há pouco tempo o engraçadíssimo show "Monty Python ao Vivo no Hollywood Bawl".

Humor mais do que inteligente.

Abraço

Rui Gonçalves disse...

Um sketch fabuloso. Puro génio humorístico...