sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Woody vai ou não vai?


Parece que a grande dúvida desta cerimónia dos Óscares é saber se Woody Allen vai ou não estar presente na mesma, uma vez que está nomeado pelo filme "Meia-Noite em Paris". Para além deste assunto ser um fait-divers, a verdade é que não é assunto assim tão importante e difícil de compreender.
É claro que o realizador não vai colocar os pés nos Óscares, porque já disse várias vezes que não se interessa por prémios (quando ganhou os Óscares por "Annie Hall" estava a tocar clarinete num clube nova-iorquino), nem pelo sentido de espectáculo à volta da competição entre realizadores. E mantém esta atitude firme e coerente apesar das 20 nomeações e dos 3 Óscares recebidos.
Woody Allen não se sente bem no meio do estrelato e das celebridades de Hollywood, até porque, no fundo, fazendo parte do star-system, acaba por ser uma espécie de outsider. Esta rejeição pelo universo dos Óscares e pelo que representam, não é por snobismo ou por querer ter uma pose à margem; é porque Woody não valoriza a questão dos prémios nem o lado da fama efémera dos mesmos (que tão bem já retratou e criticou em vários dos seus filmes).

4 comentários:

João Palhares disse...

http://youtu.be/D8YaMwUumII

Carmen. disse...

O mais provável é que mais uma vez não ponha lá os pés... Eu sinceramente gostava que ele estivesse presente, uma pessoa sempre lhe deitava o olho! São tão raras as aparições... Mas o senhor lá sabe. Continuarei a admirá-lo e a respeitá-lo :)

Unknown disse...

João: por acaso sabia que o Woody tinha ido aos Óscares em 2002, mas não foi por causa de prémios, mas sim para prestar uma homenagem a Nova Iorque depois dos ataques do 11 de Setembro.

João Palhares disse...

Sim, sim, e nota-se pelo que diz no video que não dá grande importância a prémios e cerimónias..