sábado, 3 de outubro de 2009

Os 20 melhores discos da década


O site Pitchfork dedicado à música é uma referência na internet. Tem mais influência e importância do que muitos jornais ou revistas da especialidade. Ao longo dos tempos tem revelado listas dos melhores discos por géneros, décadas, videoclips ou canções. Agora foi a vez dos melhores álbuns da primeira década de 2000. Elegeu 200, mas só agora foram revelados os 20 melhores. Listas são listas, subjectivas. Se não me espanta ver duas obras-primas nos dois primeiros lugares, já me surpreende ver os Daft Punk em terceiro ou o Jay-Z em quinto. E fico surpreendido por ver uma grande disco - que julgava esquecido - como o disco "Since I Left You" dos The Avalanches.
Os dez mais por ordem decrescente. Para ver os outros, carregar aqui.
10. The Avalanches - "Since I Left You" (2000)
09. Panda Bear - "Person Pitch" (2007)
08. Sigur Rós - "Ágætis Byrjun" (2000)
07. The Strokes - "Is This It" (2001)
06. Modest Mouse - "The Moon & Antarctica" (2000)
05. Jay-Z - "The Blueprint" (2001)
04. Wilco - "Yankee Hotel Foxtrot" (2002)
03. Daft Punk - "Discovery" (2001)
02. Arcade Fire - "Funeral" (2004)
01. Radiohead - "Kid A" (2000)

6 comentários:

LN disse...

O que me ri. Tendenciosos [Radioheadescos] até ao vómito. A lista é, sinceramente, mediana... mas são opiniões, e nunca haverão de passar disso.

Beep Beep disse...

"já me surpreende ver os Daft Punk em terceiro ou o Jay-Z em quinto."

Eu tb. O "Blueprint" é claramente melhor.

Luis Baptista disse...

Bem, desculpa a linguagem, mas que bosta de lista, qualquer destes nem numa lista de 1000, salvo o album de Interpol, que poria numa de 500.Mas de onde vem essa informação, ou seja a revista em questão, não prima pela qualidade, antes pelo contrário.

Unknown disse...

Já estava à espera de reacções destas :)

Como disse no post, listas são listas, subjectivas até ao tutano. Cada um terá a sua opinião, conforme os seus próprios gostos musicais Eu também acho que é uma lista fraca, dos 20 discos seleccionados, só colocaria dois ou três numa lista pessoal.

Francisco Maia disse...

Que parvoice de declarações.....a pitchfork é focada em indie mainstream, claro que a lista ia sair algo deste género... e até acho que esté boa. Daft punk foi claramente a maior inovação deste século na música mainstream digital. Daí o posicionamento...

Ivo disse...

Concordo indiscutivelmente com os 4 primeiros, que para mim são nota máxima. Como disse e bem o Francisco, a pitchfork dedica-se ao indie com tendência mainstream e nesse contexto concordo inteiramente com os primeiros. E gostei bastante de ver o Discovery em terceiro, que é um album que adoro e é muito mais do que só o álbum de "One more time".