sábado, 1 de janeiro de 2011

Balanço 2010 - Os discos portugueses


Foi um ano muito interessante e dinâmico para a música portuguesa. Para quem julga que se edita pouca música nacional, basta aceder ao site A Trompa (especialista em música nacional) para constatar que se editaram mais de 100 discos de artistas portugueses durante 2010. Do rock ao fado, da electrónica ao jazz, da clássica à experimental.
Eu não ouvi assim tanta música portuguesa quanto gostaria (ando ansioso para ouvir a Orquestra LUME), mas do que ouvi gostei especialmente destes discos:
1 - PAUS - "É Uma Água"
2- Zelig - "Joyce Alive!"
3 - AbztraQt Sir Q - "Extimolotion"
4 - Pop Dell'Arte - "Contra Mundum"
5 - Mão Morta - "Pesadelo em Peluche"
6 - Linda Martini - "Casa Ocupada"
7 - Gala Drop - "Overcoat Heat"
8 - Bypass - "Like Mice and Heroes"
9 - RED Trio - "RED Trio"
10 - Tigrala - "Tigrala"

4 comentários:

Guakjas disse...

Mais uma excelente lista...
Se me permite, vou dar-lhe outra sugestão (assim como fiz na lista dos filmes...): "Orelha Negra". Penso que vai ficar surpreendido...

Abraço.

Unknown disse...

Pois, Orelha Negra é um dos tais discos que ainda não consegui ouvir na íntegra de que falava no início do post! Mas do pouco que ouvi, gostei.

Anónimo disse...

Homemquesabiademasiado antes de mais deixe-me desejar-lhe um feliz 2011 :D
E p começar bem 2011 deixo aqui uma iniciativa:
Seria muito interessante fazer uma selecção, não do ano 2010, mas sim da década sobre 3 tópicos(literatura, cinema, música) embora tenha mais interesse pelo cinema

Abraço

Unknown disse...

Anónimo: obrigado pela sugestão. É uma ideia que já me tinha ocorrido. Mas é algo que irá dar trabalho. Se tiver tempo e disponibilidade mental, farei um balanço da década.