quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O olhar fotográfico de Kieslowski


Viviam-se os anos de todas as revoluções: anos 60. Um jovem polaco amante de fotografia e cinema, chamado Krzysztof Kieslowski, vivia na terceira maior cidade da Polónia, Lódz, uma lúgubre e industrial cidade.
Foi nesta cidade que, aos vinte anos, o aspirante a realizador fez os seus primeiros trabalhos fotográficos. As imagens captadas são da cidade e dos seus habitantes, em situações de lazer ou de trabalho. Imagens do quotidiano de uma cidade do leste europeu. Crianças sorridentes, velhos com cara cansada, prédios novos e prédios antigos. No fundo, a captação da realidade daqueles tempos, feita sob a objectiva de Kieslowski.
Krzysztof Kieslowski viria a ser, anos mais tarde, um dos mais notáveis realizadores polacos de sempre, tendo obtido larga aceitação crítica mundial por todos os festivais de cinema por onde passou (assim como tantos outros prémios).
Um cineasta de autor, de grande exigência estética, que cultivou uma linguagem formal rígida, existencialista e metafísica.
Os seus filmes maiores são os dez filmes que constituem "O Decálogo" (1988), "A Dupla Vida de Véronique" (1990) e "Trilogia das Cores" (1993/94), soberba trilogia sobre as três cores da bandeira francesa.
Kieslowski faleceu precocemente, em 1996, com 54 anos.
As fotografias que se seguem, tiradas em Lódz em 1965, fazem parte do seu espólio fotográfico:


1 comentário:

Alexandre FABBRI disse...

Algumas entrevistas com Kieslowski aqui.

Alexandre FABBRI
KIESLOWSKI'S WORLD