quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A colaboração improvável


"A primeira colaboração improvável", noticia o Ípsilon e com total razão: Dan Deacon foi convidado por Francis Ford Coppola para compor a banda sonora do seu próximo filme, "Twixt Now and Sunrise".
Como raio foi Coppola lembrar-se deste alucinado compositor de electrónica?
Dan Deacon, um americano típico, de aspecto gordinho, semi-calvo, barba, óculos à "nerd", que estudou num conservatório de música, tirou cursos de composição e mandou os diplomas às malvas. Também não cultiva aquela imagem petulante de artista intelectual. Mas a verdade é que Dan Deacon faz alguma da música electrónica mais interessante, rica e divertida (porque a música pode ter este atributo) da actualidade.
"Spiderman of the Rings" (2007) "Bromst" (2008) são os seus dois últimos e notáveis álbuns: electrónica caleidoscópica em estado catatónico.
Dan Deacon ganhou já diversos prémios artísticos e de "solo performance", actua em prestigiados centros de arte, mas isso nem é o mais importante. O importante é que este músico faz música como se fosse uma criança de 6 anos a descobrir, fascinada, instrumentos de brincar: de forma eminentemente lúdica - mas visto ser um adulto, sem perder a seriedade estética - à maneira de um Felix Kubin.
Depois, há outra característica desconcertante em Deacon: as suas actuações ao vivo. Ao invés de actuar num palco separado da assistência, faz exactamente o contrário: o público rodeia o músico à volta da mesa repleta de parafernália electrónica (samplers, teclados, fios, microfones, computador, mesa de mistura...). A fruição musical faz-se muito mais espontaneamente e de forma muito mais directa e intensa (literalmente aos empurrões).
Esta ligação quase umbilical entre músico e assistência provoca uma loucura sadia (à boa maneira do espírito de comunhão libertado da energia rock de uns Lightning Bolt) e o ambiente do concerto apodera-se de uma loucura contagiante.
Como será, então, a colaboração entre este músico tão particular com o cinema actualmente "minimalista" (palavras do realizador) de Coppola?
Esperemos para ver (e ouvir).

1 comentário:

Luiz Santiago (Plano Crítico) disse...

JÚRI DE CINÉFILOS


Olá.

O CINEBULIÇÃO o convida para fazer parte de um grupo de cinéfilos cuja intenção é votar e elencar temas relacionados à Sétima Arte para serem votados. Como Editor do blog, o meu objetivo é juntar um grupo de blogueiros que escrevem sobre cinema, para poder contar com eles a cada Lista que o CINEBULIÇÃO fizer. Caso aceite o convite, sua participação será a de jurado efetivo, ou seja, toda vez que eu for organizar uma lista, você será comunicado previamente, informado das regras e do prazo de entrega. A frequência das listas no CINEBULIÇÃO é de uma por mês ou por bimestre, dependendo da pauta diária do blog. Ao aceitar, você se compromete em participar de todas as listas para as quais for informado, exceto na ocorrência de sérios imprevistos; e também terá o seu nome, bem como a indicação do seu blog na lista de JURADOS CINÉFILOS do CINEBULIÇÃO.

Se não for aceitar o convite, por favor, não publique esse comentário.

Se for aceitar, envie um e-mail para: LULGO1@HOTMAIL.COM com os seguintes dados:

Título do e-mail: CONVIDADO PARA O JÚRI

Nome: (coloque o nome que você usa para assinar suas postagens no seu blog, ou seu nome completo, ou pseudônimo com o qual queira participar do Júri. Lembrando que apelidos libidinosos do tipo “Gatinha Manhosa” ou “Morenão Sarado” não serão aceitos).

E-mail oficial: (coloque o e-mail que você checa diariamente. É para ele que serão enviadas as regras para a primeira lista, e todos os outros comunicados do Júri).

Mini-currículo: (ou a chamada “sessão EGO”. Faça um pequeno apanhado das suas atividades, preferências cinematográficas, etc. Não coloque as empresas para as quais trabalhou ou seus desejos ocultos. Lembre-se que esse mini-currículo será exibido logo abaixo do seu nome, na lista dos Jurados.)

Cidade e Estado onde reside: (acho que não é necessário explicar isso. Mas por vias das dúvidas, vai lá: você deve colocar a cidade que você mora, ex.: Recife; e o Estado, nesse caso, Pernambuco.

Caso não responder a esse convite até o dia 31/01/2011, seu convite para a participação do Júri de Cinéfilos do Cinebulição será anulado.

Um abraço. Obrigado.

E parabéns pelo convite. Isso é sinal de que respeito e aprecio sua opinião sobre cinema e o seu trabalho no blog.

p.s.: caso o seu blog tenha mais um editor além de você, será permitida a candidatura desses também. Ele, ou eles, devem seguir as mesmas regras que você. NÃO SERÃO ACEITOS E-MAILS COM MAIS DE UMA APRESENTAÇÃO DE CONVITE.