domingo, 9 de janeiro de 2011

O Holocausto segundo Lanzmann

O cineasta, jornalista e escritor francês Claude Lanzmann (ex-director da revista "Les Temps Modernes", fundada por Jean-Paul Sartre) deu uma entrevista ao diário espanhol El País.
Lanzmann é o realizador do documentário definitivo sobre o Holocausto nazi: "Shoah". "Shoah", palavra judaica para descrever o Holocausto, foi estreado em 1985 e é um monumental trabalho de recolha de informação (mais de 350 horas de filmagem ao longo de 11 anos de pesquisa e de entrevistas a sobreviventes), que resultou em 9 horas de filme.
Ao jornal espanhol, Lahmann e questionado sobre filmes de ficção sobre o Holocausto, refere que gosta de "O Pianista" de Polanski e não gosta de "A Lista de Schindler". Defende que nenhum dos dois filmes conseguem ir ao verdadeiro fundo do problema: "São obras sobre a sobrevivência, enquanto que eu realizei um documentário sobre a morte".
Este documentário (ainda só vi metade) não deixa ninguém indiferente perante os horrores dos campos de extermínio como o de Auschwitz ou Treblinka, com dezenas de entrevistas a sobreviventes que escaparam ao horror nazi. Este filme foi editado comercialmente no mercado DVD espanhol pela editora Filmax.
Agora pergunta-se: para quando a urgente edição portuguesa?

Sem comentários: