sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O silêncio em nós


No último programa da RTP2 "Câmara Clara" (um dos poucos programas decentes e interessantes do panorama televisivo actual), da autoria da jornalista Paula Moura Pinheiro (na foto) discutiu-se um tema do qual hoje quase ninguém se lembra, pensa, reflecte: o silêncio. A necessidade e a importância do silêncio num mundo onde o ruído e os sons nos rodeiam de forma omnipresente. Dois convidados: o padre, poeta e escritor Tolentino Mendonça e o compositor Frederico Lourenço. Ambos dissertaram à volta do tema em questão, numa conversa bem interessante, arejada, aberta. Como era inevitável, falou-se da obra 4'33'' de John Cage, a tal peça "musical" que é apenas silêncio. A visão artística de Cage foi sintomática e visionária (nos anos 60) para dar a entender que o ruído aleatório e o seu contrário, o silêncio mais profundo, podem ser considerados música. Cage rompeu com as convenções estéticas da música contemporânea ao introduzir o elemento silêncio numa composição e abrir as portas à percepção sonora do nosso meio ambiente.
O tema do silêncio no cinema também daria pano para mangas (foi quase nada abordado no programa): cineasta como Antonioni, Bergman (deste bastava citar o filme "O Silêncio") ou Tarkovski são autores que passaram quase uma vida artística a abordar o silêncio na vida contemporânea, de como ele interfere na comunicação humana, na percepção da religiosidade e da espiritualidade. E o que dizer do silêncio na poesia? No teatro?
Uma coisa é certa: sem a possibilidade de fruir o silêncio, a nossa vida fica insuportavelmente austera, enclausurada sob si própria, sem espaço para a reflexão, para a interioridade.

2 comentários:

carlos.f disse...

Só uma precisão, o compositor é Alexandre Delgado e não Frederico Lourenço.

Unknown disse...

Obrigado pela oportuna correcção. Não sei como fui confundir um autor e outro.
Já agora, queria chamar a atenção que este post não fica completo sem a referência ao filme "O Grande Silêncio" de Philip Groning, sobre a Ordem dos Cartuxos e respectiva vida monástica.
VA