sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Contra a fé - linha avançada


Depois de Sam Harris e o seu livro "O Fim da Fé" (já abordado aqui); depois de Richard Dawkins e a sua contundente obra "A Desilusão de Deus", eis que Christopher Hitchens, eminente jornalista e escritor norte-americano, lança um livro ainda mais demolidor contra todo o tipo de credo religioso: "Deus Não é Grande". Hitchens não se limita a fazer um trocadilho fácil com a máxima "Deus é Grande" defendida pela cultura islâmica (não sei como Hitchens não foi alvo ainda de uma "fatwa"!). Vai mais longe ao derrubar tabus estabelecidos oriundos de quaisquer manifestações de fé, numa abordagem religiosa deveras radical e baseada num visão ultra-racionalista e crítica. O subtítulo diz tudo: "Como a religião envenena tudo". Ponto final. Numa entrevista, perguntaram a Hicthens se alguma vez tinha rezado na vida: "sim, rezei uma única vez para pedir um erecção mas a prece não foi atendida".
Seja como for, estes três autores representam a frente de ataque na discussão intelectual (cada vez mais acesa) entre criacionistas e evolucionistas norte-americanos. Harris, Dawkins e Hitchens levam o ateísmo às últimas consequências como raramente se viu. O debate mantém-se aberto e controverso.

4 comentários:

Bluesy disse...

Arriscava dizer que o Hitchens corre o risco de ser excomungado ou arder devagar no Inferno...mas não me parece que ele esteja preocupado com isso :D Obrigada pela visita à Cicuta. És sempre bem-vindo e tenho a certeza que também vou ser leitora do teu espaço. É linkar, senhores, é linkar!

Unknown disse...

Christopher Hitchens não está certamente preocupado com a possibilidade de arder no inferno. Tratando-se de um ateu fervoroso o Inferno incomoda-o tanto como um mosquito incomoda o dorso de um rinoceronte (a analogia não é muito feliz, mas enfim...).
VA

Anónimo disse...

Há cerca de 12 anos Hitchens escreveu um pequeno mas importante livro em que desmistificava o "fenómeno" Madre Teresa, "fenómeno" que ela própria ia alimentando com as suas estranhas e perigosas amizades e, sobretudo, com a sua ânsia de popularidade. O livro chama-se "The Missionary Position:Mother Teresa in Theory and Practice". E, recomenda-se.
jPinto

Unknown disse...

Caro jPinto: obrigado pela dica. Sabia que o Hitchens tinha escrito esse livro mas nuna consegui arranjá-lo (não há tradução portuguesa, que eu saiba). Porventura estará à venda na Amazon. Irei averiguar.
VA