quinta-feira, 27 de março de 2008

A arte de escrever para cinema


Há uns dois anos, a Associação de Argumentistas Norte-americanos elegeu os 101 Melhores Argumentos de sempre para cinema. A escolha fez-se entre 1400 mil filmes.

Eis a lista final dos 10 melhores argumentos de sempre:

1 - "Casablanca", Argumento de J. & Philip G. Epstein e Howard Koch
2 - "O Padrinho", Argumento de Mario Puzo e Francis F. Coppola.
3 - "Chinatown", Argumento de Robert Towne
4 - "O mundo a seus pés", Argumento de Mankiewicz e Orson Welles
5 - "Eva", Argumento de Joseph L. Mankiewicz
6 - "Annie Hall", Argumento de Woody Allen e Marshall Brickman
7 - "O Crepúsculo dos Deuses", Argumento de C. Brackett e Billy Wilder
8 - "Escândalo na Televisão", Argumento de Paddy Chayefsky
9 - "Quanto mais Quente Melhor", Argumento de Billy Wilder
10 - "O Padrinho, Parte II", Argumento de Francis Coppola e Mario Puzo

A lista final inclui sobretudo clássicos mas também filmes mais recentes como «Os Suspeitos do Costume» de Brian Singer, lado a lado com «Os Condenados de Shawshank», de Frank Darabont. Woody Allen aparece na lista com, nada mais nada menos, do que com quatro títulos - «Annie Hall» (1977), «Manhattan» (1979), «Crimes e Escapadelas» (1989) e «Ana e as suas Irmãs» (1986). O segundo mais citado é Charlie Kaufman, por «Being John Malkovich» (1999), «Inadaptado» (2002) e «O Despertar da Mente» (2004).

Não deixa de ser espantoso - mas totalmente compreensível - que Francis F. Coppola esteja duas vezes representado no top 10 pela saga "O Padrinho". E que Woody Allen seja citado com quatro títulos. E repare-se que não há nenhum filme na lista dos 10 mais que seja posterior à década de 80. Quererá dizer alguma coisa?
Há uns anos, ao assistir a uma conferência proferida pelo realizador português António Pedro Vasconcelos sobre, precisamente, escrita para cinema, perguntei-lhe no final se achava mesmo que o argumento de "Casablanca" era o melhor jamais escrito. Resposta: "sem dúvida". E já agora, que tal ler o argumento original do filme de Michael Curtiz?!

1 comentário:

Unknown disse...

Não vi todos os filmes pertencentes a essa lista mas, dos que vi, todos merecem o seu lugar na história. "Chiantown" têm um argumento simplesmente genial e um final brutal. "O crepúsculo dos Deuses" é um dos meus filmes favoritos, com o grande Billy Wilder na realização e a escrever este argumento extremamente crítico relativo às excentricidades vividas em Hollywood. A genialidade como o desenvolve e constrói é um marco na indústria. Quanto ao "O Padrinho", apesar da qualidade do argumento é preciso recordar que FFC adaptou o romance de Mario Puzzo e portanto não é só talento do realizador. O mesmo se pode aplicar a "The Shanshank Redemption" que é um filme fabuloso.