quinta-feira, 6 de março de 2008

Proust e futebol?

Quando era adolescente nutria uma grande admiração por um amigo bem mais velho: professor de Humanidades, leitor compulsivo, cinéfilo e melómano inveterado. Exerceu sobre mim uma espécie de guia cultural, ensinando-me a olhar para um filme de Tarkovski, a ouvir uma composição de Boulez, interpretar uma tela de Pollock ou a fruir a literatura de Kafka e Proust. No fundo, foi alguém que condicionou a minha formação cultural, que formou o meu gosto e afinou a minha percepção da realidade. Não o via muitas vezes, achava-o um eremita que por vezes deambulava pelas ruas com livros debaixo do braço e que odiava manifestações de gosto popular como o futebol. Um pretenso intelectual não podia gostar de futebol, pensava eu. Até que um dia tive um choque: ao passar junto de um quiosque, vislumbro o meu amigo, amante das artes e do pensamento, com o jornal “A Bola” na mão! Como era possível alguém como ele gostar dessa coisa de gosto massificado e popular que era o futebol? Na verdade, gostava. Só aos poucos me mentalizei que o gosto pela cultura (elitista, alternativa) não era incompatível com o gosto pelo futebol. Preconceito bacoco que acabei por exterminar. Com a idade e a experiência, acabei por perceber que o prazer que se retira ao assistir a um bom jogo de futebol não é o mesmo de quando se vê um filme ou se lê um bom livro. Todas as formas de fruição são válidas. Desde que nenhuma delas assuma proporções exacerbadas e de teor fundamentalista.

4 comentários:

Red Dust disse...

Bem... por algum motivo o jornal A Bola é considerado 'A Bíblia'.

Cumprimentos.

Rolando Almeida disse...

Olá Victor,
Não será antes gosto em ser do FCP? Talvez ser adepto do FCP seja compatível com qualquer tipo de formação ;-)
Abraço
Rolando

Unknown disse...

Talvez, talvez... :)

Unknown disse...

No final dos anos 60, numa entrevista, salvo erro, ao saudoso "Diário de Lisboa", José Cardoso Pires afirmava que "feliz ou infelizmente, A Bola é o jornal onde se escreve melhor português".
jPinto