segunda-feira, 17 de março de 2008

A bela e horrível vida de Leni

É o melhor e mais completo documentário sobre a grandiosa realizadora Leni Riefenstahl (deixemos agora para trás as considerações sobre se era ou não Nazi). Realizado pelo alemão Ray Müller, está agora disponível a primeira parte de "The Wonderful, Horrible Life Of Leni Riefenstahl". Compreende várias fases da vida artística e pessoal de Leni, desde os tempos do Nazismo até à realização de documentários da vida submarina e de tribos africanas. Uma vida feita de paradoxos e de estigmas históricos. Basta carregar em play: The Power of Image - Leni Rienfenstahl

2 comentários:

Anónimo disse...

A vida foi horrível nomeadamente na fase em que esteve ligada ao nazismo, mas não consigo deixar de ficar siderado com a genialidade dos planos e a extraordinária dimensão estética (do horror, se quisermos) e fílmica quando vejo «O triunfo da vontade» e «Olympia». É um conflito interior que permanece em mim, mas assumo que sou um apaixonado pela sua obra, apesar de tudo o que odeio na sua ideologia. Um abraço P.S. Continue com o excelente trabalho de divulgação das variadíssimas formas de expressão artística que vão passando pelo seu blog.

Unknown disse...

Ruig: obrigado pelo comentário. Na verdade, eu também sinto esse conflito interior entre a obra artística de Leni e a sua mais que certa conivência ideológica com o regime Nazi. Mas consigo separar as partes. Ezra Pound também era um fascista de primeira e não deixou de ser um excelente poeta/escritor.
Abraço,
VA